A gratidão, não se refere apenas ao bons acontecimentos porque ela também pode ser um estado de espírito, que traz consigo uma visão mais positiva em relação a vida, é um sentimento nobre que muda a forma com que vemos e lidamos com as situações diárias, é uma emoção interior que envolve sentimentos relacionados ao reconhecimento, a amizade, a cumplicidade, a fidelidade, ao amor, e dentre outros. Mesmo com as situações ruins, uma pessoa que exercita a gratidão consegue olhar para os acontecimentos sobre o aprendizado que essa experiência trouxe.
Sentir a gratidão de forma genuína e pratica-la diariamente, melhora a nossa saúde física e mental. Existem estudos que comprovam, que a gratidão desempenha papel importante na superação de traumas, reduzindo a agressividade, o estresse e os sentimentos negativos como a frustração. Também aumenta a empatia e os hormônios relacionados ao prazer, como a oxitocina e a dopamina. Melhorando a autoestima e a probabilidade de novos relacionamentos, aumenta a qualidade do nosso sono e o equilíbrio mental. Com isso, passamos a sentir-se mais próspero, tranquilo e feliz.
Devido a correria diária, muitas vezes não reconhecemos as nossas vitórias e conquistas, mas por menores que elas sejam, nos devemos nos orgulhar pelos percalços enfrentados e por toda a nossa história, que é tão particular e carrega tantos acontecimentos, olhar a nossa caminhada com a ótica da gratidão nos traz a convicção de que já chegamos longe demais, pois cada pessoa, tem as suas próprias particularidades e superações e é isso que a tornar única e especial, nesse reconhecimento que potencializamos uma boa autoestima.
Uma dica para começar a ser mais grato, é criar um caderno com anotações diárias, nele você escreve três motivos pelo qual você foi grato naquele dia, outra dica é criar uma lista com todas as suas vitórias e conquistas, por mais pequenas que sejam. Fazer a psicoterapia também é muito eficaz para essa mudança. Mas não esqueça, que o mais importante é praticar o sentimento da gratidão e também, a mudar a forma de ver as coisas, e para isso, a força de vontade é essencial.